Guia de boas práticas ambientais da mineração

A importância da iniciativa de Cooperação Técnica entre a Votorantim Cimentos, a Sociedade Brasileira de Espeleologia e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e o seu compromisso de propor soluções inovadoras para o desenvolvimento econômico com responsabilidade social e ambiental refletem-se na idealização do Guia de Boas Práticas Ambientais de Mineração em Áreas Cársticas.

O carste é, resumidamente, um terreno com formas de relevo e hidrologia resultantes de processos de dissolução de rochas, como o calcário, sendo a característica mais marcante a possível existência de cavernas. Como estas rochas são utilizadas na indústria do cimento há necessidade de orientar seu uso e manejo a fim de garantir a conservação deste ambiente, de sua biodiversidade e de seus recursos naturais.

Embora tenha um caráter inovador e pioneiro, o projeto conta com a colaboração de profissionais e pesquisadores com larga experiência e parte do princípio que o manejo adequado e satisfatório do carste e de seus recursos deve ser baseado no conhecimento prático e em estudos científicos. A aplicação das melhores alternativas práticas no campo da mineração em áreas cársticas contribuirá para a construção de um novo modelo de desenvolvimento ambiental e socialmente sustentável de mineração e deve ser um compromisso de toda a cadeia de produção.


Visita da Cooperação Técnica à Fábrica da Votorantim Cimentos em Xambioá/TO (2012)

Reunião de abertura

A reunião de abertura do Projeto Guia de Boas Práticas Ambientais de Mineração em Áreas Cársticas foi realizada pela Cooperação Técnica no dia 12 de abril de 2013 em São Paulo, com o objetivo de apresentar as equipes de coordenação e técnica e definir a metodologia e a abrangência do projeto a reunião. Clique aqui para ler mais sobre a reunião de abertura.

Desenvolvimento do projeto

Ao longo destes três anos os autores de cada área se encontraram periodicamente para avaliar: o avanço da elaboração, a ligação conceitual com as condições práticas, a  exequibilidade e a multidisciplinalidade do Guia. Após muito trabalho na elaboração e a participação de mais de dez pessoas em sua elaboração o Guia de Boas Práticas Ambientais de Mineração em Áreas Cárstica foi para consulta pública entre Novembro de 2015 a Janeiro de 2016 para atender as demandas, sugestões e críticas da comunidade espeleológica e dos demais setores da sociedade. Clique aqui para saber mais sobre a consulta pública. 

Lançamento do livro

No dia 10 de agosto de 2016, comemorando os 5 anos da Cooperação Técnica, foi lançado o livro que dá nome ao projeto no auditório Augusto Ruschi, sede da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB). O evento contou com a participação de várias autoridades do poder público e lideranças do setor de mineração além de parte da comunidade espeleológica. Para saber mais como foi o evento de lançamento clique aqui.

Legado

A publicação é um primeiro e importante passo, agora temos de trabalhar para que seu conteúdo seja amplamente utilizado, especialmente pelas mineradoras, mas também pelas consultorias de espeleologia, órgãos ambientais e pesquisadores. A versão eletrônica, com 263 páginas ricamente ilustradas, pode ser acessada gratuitamente em e-book e PDF clicando aqui.