Consultores do Guia de Boas Práticas Ambientais da Mineração em Áreas Cársticas visitam a unidade de Rio Branco do Sul da Votorantim Cimentos

Com o objetivo de compreender os processos envolvidos na fabricação do cimento, os consultores responsáveis pela elaboração do Guia de Boas Práticas Ambientais da Mineração em Áreas Cársticas da Cooperação Técnica entre a Sociedade Brasileira de Espeleologia, a Votorantim Cimentos e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica participaram no dia 10.05.2013 de uma visita técnica à unidade da Votorantim Cimentos de Rio Branco do Sul, no Paraná.

Recebidos pelo gerente de mineração da unidade, Shigeru Hassumi e pelo consultor de meio ambiente da regional sul, Mauricio Caetano de Mello, os visitantes conheceram a Mineração Saivá e Fabrica II do Complexo Industrial, tomando conhecimento dos processos fabris e dos programas sócio-ambientais desenvolvidos na unidade.

Hassumi apresentou os processos envolvidos na fabricação do cimento, dos estudos de viabilidade e pesquisa de campo à mineração e produção, às ações planejadas para o fechamento da mina. Destacou a importância dos sistemas de gestão de meio ambiente e de segurança e os programas sociais desenvolvidos junto à comunidade pela Votorantim Cimentos.

Para Hassumi, considerando o contexto sócio-econômico da região do Vale do Ribeira, os programas sociais desenvolvidos pela Votorantim Cimentos com ações de fortalecimento e de valorização da comunidade local, são essenciais e aumentam a responsabilidade da empresa.

Segundo Mello, os rigorosos controles ambientais e de segurança são parte da política da companhia e vão além do que exige a legislação. Destacando o monitoramento constante da emissões atmosféricas e qualidade do ar, dos recursos hídricos e o programa de recuperação da vegetação.

Hassumi explicou que a região na qual se localiza a Unidade detém a maior concentração de cavernas do Paraná e que algumas se encontram na sua propriedade. Para a proteção destas cavidades a Votorantim Cimentos criou reservas integradas e sobrepostas ao perímetro de proteção exigido para as cavernas.

Segundo os participantes a visita foi importante para nivelar o conhecimento sobre os processos de fabricação do cimento e para compreensão das ações sócio-ambientais desenvolvidas pela companhia, as quais serão úteis na elaboração do Guia.

Participantes: Allan Calux, Ana Neri, Eleonora Trajano, Elvis Barbosa, Francisco Neto, Gisele Sessegolo, Lívia Miranda, Luciano Festa, Luiz Ribeiro, Marcos Silverio, Mylène Berbert-Born, Natália Martins, Regiane Velozo Dias.

Clique aqui para saber mais sobre o projeto.