Sociedade Brasileira de Espeleologia

A SBE é uma associação civil sem fins econômicos, declarada de utilidade pública e que congrega em nível nacional, grupos e pessoas interessadas na exploração, pesquisa e preservação de nossas cavernas. A sociedade fundada em 01/11/69, vem incentivando, organizando e difundindo todas as atividades relacionadas à espeleologia, quer seja no campo esportivo, social ou científico. 

A SBE admite em seu quadro de associados todos os interessados  no desenvolvimento da espeleologia no Brasil, independente da área de atuação ou do grau de especialização do interessado. Assim, ser associado da SBE é, hoje, incentivar a organização da espeleologia e crescer, cada vez mais, no sentido de atingir-mos a capacidade de conhecer e auxiliar mais na preservação das cavernas em nosso país. O interessado deve conhecer e concordar com o Estatuto e o Regimento Interno da SBE.Para atingir seus objetivos, a sociedade conta, principalmente com o apoio de seus associados, que implementam os seguintes serviços:

  1. DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO ESPELEOLÓGICO, (DEPROPE), visa impedir a destruição de cavernas, bem como ajuda a criar mecanismos e leis para a sua efetiva proteção.
  2. SEÇÃO DE ESPELEO-SUB, criada em julho/93, é bastante ativa e congrega todos os associados interessados em mergulhos em cavernas.
  3. SEÇÃO DE HISTÓRIA DA ESPELEOLOGIA, encarregada de resgatar fatos, dados e acontecimentos que marcaram a memória da nossa espeleologia.
  4. SEÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, dedicada ao trabalho de conscientização ecológica não só em escolas, mas também em regiões com áreas de preservação e ocorrências de cavernas.
  5. SEÇÃO DE FOTOGRAFIA, criada em novembro/93, é composta por um acervo de 300 fotos sobre cavernas doadas pelos associados.
  6. VIDEOTECA: criada recentemente ainda se encontra em fase de implantação, mas já possui um acervo de uma dezena de fitas relacionadas ao tema espeleologia, natureza, expedições, etc.
  7. CADASTRO NACIONAL DE CAVERNAS DO BRASIL, reúne informações atualizadas sobre as 5.600 cavernas que conhecemos.
  8. BIBLIOTECA, composta por um acervo de livros, revistas, informativos, jornais e periódicos nacionais e estrangeiros especializados.
  9. MAPOTECA: Acervo de cartas e mapas de cavernas topografadas. São mais de 400 mapas à disposição exclusiva dos associados.
  10. PUBLICAÇÕES SBE: publica boletins técnicos e de divulgação espeleológica como o SBE Notícias, InformAtivo SBE e SBE Antropoespeleologia, além de periódicos científicos como o Espeleo-Tema, Tourism and Karst Areas e Anais CBE
  11. CADASTRO DE ENTIDADES ASSOCIADAS, reúne informações e histórico de todas as entidades associadas na SBE.
  12. CADASTRO DE OUTRAS ENTIDADES: endereços de todas as entidades nacionais e estrangeiras com as quais a SBE mantém intercâmbio.

Além desses serviços, a direção da SBE ainda: 

  • Realização de Congressos Brasileiros de Espeleologia, Encontros e outros eventos da área.
  • Filiação na UIS – Union Internationale de Espéléologie e na FEALC – Federacion Espeleologica de la América Latina y el Caribe, além de manter contato com entidades internacionais para o intercâmbio de revistas, publicações e informações.
  • Participação efetiva na luta pela preservação do nosso patrimônio espeleológico nacional, colaborando com organismos governamentais na defesa das cavidades naturais subterrâneas. Hoje, a sociedade conta com espeleólogos e grupos associados espalhados por 22 estados brasileiros, Distrito Federal e 5 outros países. Temos também mais de 5.600 cavernas cadastradas que representam uma pequena parcela do nosso potencial espeleológico.

Fonte: http://www.cavernas.org.br/sociedade.asp