Votorantim Cimentos

Multinacional brasileira de classe mundial

A Votorantim Cimentos está entre os dez maiores produtores globais de cimento, concreto e agregados. No Brasil, mantém a liderança de mercado, com 20,7 milhões de toneladas. Possui 50 unidades de produção em praticamente todos os estados brasileiros e 90 centrais de concreto. Comercializa mais de 40 produtos, com destaque para as marcas Votoran, Itaú, Poty, Tocantins, Aratu, Votomassa e Engemix. Na América do Norte, opera 6 fábricas de cimento, 150 unidades de agregados e concreto e possui ainda participações acionárias na Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Portugal e Peru.

É pioneira no Brasil na utilização do co-processamento, tecnologia produtiva que elimina de forma econômica, eficiente e ambientalmente correta resíduos industriais nos fornos de cimento. Desde 2005, a empresa já co-processou um volume superior a 3 milhões de toneladas de resíduos, especialmente pneus usados, solventes químicos, óleos e materiais inservíveis. No campo da responsabilidade social corporativa, desenvolve diversos programas de longo prazo voltados à educação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho.

Presença crescente no exterior

A Votorantim Cimentos deu o primeiro passo na rota de internacionalização em 2001, com a aquisição da St. Marys Cement, localizada na Província de Ontário, Canadá. Assim nasceu a VCNA – Votorantim Cimentos North America que, dois anos depois, em 2003, adquiriu 50% da Suwannee American Cement, em Branford, Flórida (Estados Unidos). Posteriormente, adquiriu novas plantas de cimento, centrais de concreto, operações de agregados e terminais de distribuição, expandindo a sua atuação para mais estados norte-americanos. Atualmente, a Votorantim Cimentos North America (VCNA) possui unidades industriais no Canadá e Estados Unidos, e participação acionária de fábricas na Bolívia (Itacamba), Chile (Bio Bio), Argentina (Avellaneda), Uruguai (Urtigas), Paraguay (Yguazú) e Portugal (Cimpor). Mais recentemente, a VC adquiriu participação minoritária de 21,2% na Cimpor – Cimentos de Portugal S/A, ampliando sua plataforma de operação para 19 países. E em novembro de 2010, a Votorantim Cimentos comprou 29,5% da Cementos Portland, no Peru.

Meio ambiente

A estratégia ambiental da Votorantim Cimentos é uma importante aliada ao seu posicionamento como empresa líder de mercado – e antecipa-se às exigências dos consumidores por produtos ecologicamente corretos e eficientes. Ao adotar a técnica do co-processamento, o uso de tecnologias limpas e apoiar projetos de preservação de ecossistemas e redução na emissão de gases de efeito estufa, a empresa tem sido beneficiada pela ligação das marcas que fabrica ao valor ambiental, favorecendo sua competitividade no mercado, incluindo o norte-americano e o canadense.

Em 2002, dez das maiores companhias do setor cimenteiro do mundo, incluindo a VC, lançaram o Cement Sustainability Initiative (CSI, sigla em inglês para Iniciativa de Sustentabilidade do Cimento), uma agenda internacional que visa promover o desenvolvimento sustentável do setor.

A iniciativa torna-se especialmente relevante devido ao impacto que a manufatura do concreto provoca no cenário econômico, social e ambiental. Ao utilizar diversos tipos de matérias-primas, a indústria cimenteira tornou-se responsável por 5% das emissões de CO2, principal gás associado ao aquecimento global.

Hoje, a empresa possui um dos menores índices de emissão de dióxido de carbono por tonelada de cimento produzido no mundo, sendo a primeira empresa de cimento do país a ter créditos de carbono emitidos pela Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudança do Clima (UNFCCC). Cada crédito corresponde a uma tonelada de dióxido de carbono a menos lançado na atmosfera.

Além dos compromissos assumidos com a CSI e a Política e o Sistema de Gestão Ambiental, a VC alinha-se também ao Plano Diretor de Meio Ambiente do Sistema de Gestão Votorantim – SGV, que orienta os negócios do Grupo quanto aos objetivos e às metas ambientais, com base em pontos mandatórios, considerados inegociáveis.

Para demonstrar os resultados de seu desempenho ambiental, desde o início de 2006 todas as unidades da empresa são avaliadas por meio do Indicador de Desempenho Ambiental (IDA), que abrange as principais ações relacionadas ao meio ambiente e a partir dele é elaborado o Relatório de Sustentabilidade da VC.

Projetos

A política de gestão ambiental da Votorantim Cimentos tem como premissa a “harmonia com o meio ambiente e o comprometimento com a qualidade de vida”. Isso equivale dizer que a empresa tem se empenhado firmemente em conduzir suas operações dentro de um modelo de desenvolvimento sustentável, fazendo uso adequado dos recursos naturais para prevenir e, ao mesmo tempo, reduzir os impactos ambientais decorrentes de suas atividades industriais.

As ações de caráter socioambiental desenvolvidas pela VC, nos últimos cinco anos, têm seguido os princípios assumidos no âmbito da CSI.

Conheça mais sobre as ações para desenvolvimento sustentável da Votorantim Cimentos que participa do WBCSD – World Business Council for Sustainable Development.

fonte: http://www.votorantimcimentos.com.br/htms-ptb/Institucional/Perfil.htm